05 jul 2019

INSS DIGITAL

O governo federal está digitalizando todos os serviços relacionados à Previdência Social. A expectativa é de que a partir de julho/2019, o cidadão possa ter acesso a cerca de 90 serviços da Previdência por canais digitais e eletrônicos, como por meio de aplicativos, de sites e do número de atendimento telefônico 135.

O segurado só terá necessidade de ir à agência em caso de exigência específica, como na complementação de documentação ou para perícia médica para auxílio-doença, e ainda o agendamento desse serviço deve ser feito pela internet ou 135.

 

A informação é do secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, entre os serviços à disposição do segurado estão a solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição, o recebimento de salário-maternidade, a obtenção de extrato de pagamento de benefício e a geração de guia da Previdência.

O segurado só terá necessidade de ir às agências da Previdência em caso de exigência específica, como na complementação de documentação. Também há casos em que será necessário se deslocar, como para fazer perícia dentro do processo e obtenção do auxílio-doença. Contudo, o agendamento desse procedimento pode ser feito pela Internet.

Ou seja, a partir de Julho/2019, praticamente todos os requerimentos perante o INSS serão efetuados via internet, como dito acima, apenas cumprimento de exigência e pericias terão atendimento presencial.

Por isso ATENÇÃO. Antes de comparecer pessoalmente em uma agência do INSS, procure se informar se o serviço não pode ser feito pela internet ou se precisa de agendamento para fazer o mesmo.

A cada dia, o INSS está reduzindo mais e mais os serviços que são realizados diretamente as Agências, devido a enorme falta de servidores que o órgão possui. Assim, para você não perder a sua viagem, é fundamental saber se realmente é preciso fazer o serviço pessoalmente no INSS.

Vagner Cesar de Freitas

Vagner@barbosaefreitas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *