24 mar 2021

MAIS UM TIPO DE GOLPE NO SEGURADO DO INSS

Fiquem atentos! Golpistas estão ligando para os beneficiários para fazer a prova de vida.

É importante lembrar que o INSS não faz nenhum tipo de contato por telefone para prova de vida ou pelo WhatsApp, para solicitar documentos pessoais. A apresentação de documentos é SOMENTE PRESENCIAL OU POR MEIO DO MEU.INSS. Caso receba algum tipo de ligação ou mensagem via WhatsApp, não repasse nenhuma informação, desligue a chamada ou ignore a mensagem recebida via WhatsApp, se for preciso e estiver com dúvida, ligue imediatamente para o seu advogado.

Atualmente a prova de vida é realizada por meio de biometria facial, e este recurso somente é usado em seu aparelho pessoal diretamente do aplicativo MEU.INSS ou pelo site MEUINSS.GOV.BR, ou seja, para realizar a prova de vida, o Segurado irá utilizar o seu próprio aparelho celular ou computador para fazer o procedimento de biometria facial (exemplo: tirar uma foto)

PROVA DE VIDA RETORNA A PARTIR DE JUNHO 2021 DE FORMA OBRIGATORIA

Por causa da pandemia, o INSS prorrogou, no final de fevereiro, por mais dois meses a interrupção de bloqueio de pagamento de aposentadorias e pensões de segurados que estão sem fazer a prova de vida desde março do ano passado. A Portaria nº 1.278 assegura que os aposentados e pensionistas que não fizeram prova de vida entre março de 2020 e abril de 2021 não terão seus benefícios bloqueados e informa o calendário para a retomada, que começa em junho.

COMO FAZER A PROVA DE VIDA

Cada banco costuma determinar por conta própria as datas para os beneficiários comparecerem a uma agência. Alguns usam a data do aniversário do beneficiário, outros, a data de aniversário do benefício, e há os que convocam o beneficiário na competência que antecede o vencimento da prova de vida.

Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS, assim como os segurados que residem no exterior.

Quem puder comparecer à prova de vida deve ir diretamente no banco em que recebe o benefício, apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros). Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.

 

Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/03/22/golpe-inss-aposentados-recebem-ligacoes-para-fazer-a-prova-de-vida-on-line.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *